terça-feira, 15 de março de 2011

Escolas de Samba de Jequi

Por Lucas Botelho e Ana Flávia Aguilar
Integrantes da “Assessoria Jequi 200″

Escola de Samba Unicampo surgiu em virtude do interesse do então prefeito Dativo Botelho por cultura. Ele desejava que se criasse algo semelhante ao que existia no Rio de Janeiro, devido ao talento do povo jequitinhonhense para batuque e instrumentos de percussão. Seu nome surgiu a partir do time de futsal Unicampo, do bairro Campo Velho. A escola tem como fundadores Farley Gomes, Osmar Leandro (Osmarzinho), Ariovaldo Paiva (Gás), Edinho, Conceição e Juarez Miranda, que a idealizaram no Bar do próprio Edinho.
Com a criação da escola o compromisso com ela se tornou muito grande.Os ensaios ,por exemplo,eram constantes e cerca de seis meses antes do carnaval todos os integrantes já se preparavam para a apresentação.
Para poderem obter maior conhecimento sobre como conduzir uma escola de samba , um dos criadores da escola, Farley Gomes, foi ao Rio de Janeiro para aprender como confeccionar fantasias para o desfile da escola. “No primeiro momento confeccionávamos aqui mesmo, com o passar do tempo, comprávamos as fantasias no Rio de Janeiro”, conta ele. Depois de muito preparo e aprendizado, os integrantes da escola de samba Unicampo fizeram o seu primeiro desfile com o tema da fundação da cidade de Jequitinhonha. Com o passar do tempo, a escola cresceu e chegou a desfilar com 500 a 600 integrantes na avenida.
Para participar do desfile eram convidadas pessoas que gostavam de samba, pois para haver harmonia era necessário empenho e adoração pelo ritmo.“O primeiro desfile foi de fato, o mais impactante, devido ao trabalho que deu e ao tema, fundação de Jequitinhonha”, afirma convicto Farley.
Para a escolha do tema eram selecionadas pessoas que entendiam de música e também outras pessoas. As cores da escola foram da mesma forma que o nome, inspiradas no time de futsal Unicampo.Devido ao esforço e ao impacto que causou durante sua tragetória, a Unicampo  foi uma das mais conhecidas escolas de samba de Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário