terça-feira, 15 de março de 2011

Escolas de Samba de Jequi

Por Felipe de Souza e Netinho da Costa
Integrantes da “Assessoria Jequi 200″

Nos anos 80, o carnaval de Jequitinhonha foi muito rico em plumas e paêtes. As escolas de samba alegravam a população e os turistas. Uma delas foi a Escola de Samba Vaticano, que durante 5 anos desfilou nas ruas da cidade com cerca de 180 foliões. Suas cores eram o verde e o rosa devido a simpatia com a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira.
Suzana Galvão de Almeida Botelho, a tesoreira da escola, foi entrevistada pela Assessoria e nos contou sobre o carnaval daquele período. Segundo ela, o Vaticano contava com a segunda melhor bateria da cidade e com o maior número de admiradores. Os ensaios e a concentração aconteciam na praça Magalhães Pinto, e o desfile seguia decendo a Avenida Franco Duarte.
As fantasias do Vaticano eram tanto confeccionadas por participantes com ajuda de profissionais quanto compradas de escolas de samba do Rio de Janeiro. Suzana afirma que o auge do carnaval de Jequitinhonha foi no ano de 1983. Saudosa, ela recita um trecho do samba enredo da época: “Verde e rosa que era o sambar / e na avenida a alegria ao povo espalhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário