terça-feira, 15 de março de 2011

Escolas de Samba de Jequi


Por Vanessa Reis e Hilgner de Souza
Integrantes da “Assessoria Jequi 200″

Escola de Samba Grupo Unidos Recreativos São Miguel, de cores branca e amarelo forte, foi fundada no ano de 1993 por Pedro Ferreira Santos, Hélio Alves de Oliveira e Agnaldo da Silva. Segundo Pedro, os foliões compravam as fantasias das escolas de samba do Rio de Janeiro usadas no ano anterior. Embora não houvesse premiação, as escolas disputavam a voz e a admiração do povo.
Em média, 200 pessoas desfilavam na escola São Miguel. Os ensaios aconteciam na quadra do Alvorada. Pedro nos conta que o mestre sala e a porta bandeira deviam ser escolhidos com antecedência, eles tinham a responsabilidade de abrir o desfile. “A porta bandeira tinha que ser uma mulher mais alta, espaçosa para dançar e carregar a bandeira durante o desfile”, diz ele. Uma observação de Pedro é que na época das escolas de samba, parte do público era composto pelos familiares que vinham assistir seus filhos desfilando.
O último carnaval de escola de samba, ocorrido em 1998, contou com a participação única do Grupo Unidos Recreativos São Miguel. Com a presença do artista Saulo Laranjeira, o carnaval trouxe uma boa divulgação na mídia local. A escola se empenhou muito para conseguir cinco carros alegóricos, sendo um com Laranjeira, homenageado no samba enredo do anoIntegrantes da “Assessoria Jequi 200″


Nenhum comentário:

Postar um comentário