quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Duzentos Anos de Jequitinhonha: Poema em homenagem à cidade







Este poema, do poeta José Machado de Mattos, pertence ao livro Jequitinhonha Antologia Poética II, que, na década de oitenta, em conjunto com o livro Jequitinhonha Antologia Poética, caracterizaram-se por inaugurar, dentro da poesia mineira, uma "poética de conhecimento da terra", em que os poetas buscavam descrever, conhecer e dissecar o espaço valejequitinhonhense através da anatomia da linguagem. Hoje, a cidade de Jequitnhonha comemora duzentos anos e creio que este poema representa o que todo jequitnhonhense, no dia de hoje, gostaria de dizer para esta cidade inefável.

Cantiga do Jequitinhonhense

Teus cantos Gerais,
são Minas também.
Teus gritos,
teus ais,
tua calma noturna,
me trazem a ideia do abandono.
Mas tens um rio que mata minha sede
e que me deixa pensativo:
deixar-te pra quê?
Tuas manhãs são ainda
as calmas manhãs do meu passado:
do leite nos currais
e dos pássaros cantando.
Teu sol e solo férteis,
de tanto soluço
me deixam em desespero,
querendo fazer-te um presente.
Então, eu me ofereço a ti:
o meu corpo e a minha alma.
Te estendo os meus braços nus
na areia do teu rio branco de água doce,
doce menino
correndo eternamente para o eterno.
Eis-me cidade,
de peixe-vivo-sonhador,
sonhando e nadando,
nadando e sonhando
em leitos de esteiras, choupanas e mansões,
no berço de São Miguel.
Miguelinho milagroso,
Neste tempo de seca e de espera,
Te espero neste espaço infinito
de céu claro, ar puro e pardalação.
Teus passos são lentos
e me fazem lembrar os passos de uma criança,
que, apesar de se tornar velha,
nunca se envelhece.
Diante dos teus olhos
sinto-me um bêbado apaixonado.
Te vejo mulher, com lábios ainda de mel,
da abelha-doce-jataí,
jorrando farta e forte.
Te furto cidade
Para o reino do meu coração,
Sofrendo este calor
Que o calor da tua gente refresca.
Chamo o teu nome
como um filho chama eternamente
por sua mãe.
Porque em ti nasci,
Em ti cresci.
Jequitinhonha,
jequi das onhas,
onhas do amor.
                                          

3 comentários:

  1. Linda homenagem. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver uma foto do autor.

    ResponderExcluir
  3. Ao autor, uma lembrança cheia de saudades da sua altives, da sua alegria, da sua sede de viver, da sua vontade de ser amado e de ser compreendido. Mas, o tempo, esse tempo, não foi suficiente para te premiar com o troféu do merecimento. Aqui.

    ResponderExcluir