sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O município de Jequitinhonha tem até esta sexta-feira, dia 13, para enviar projeto que trate da instalação do campus da UFVJM

A comissão Pró-Instalação de Campus da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – em Minas Novas-MG, participou nesta segunda-feira (09/01/12), de reunião com professores da UFVJM, membros da comissão responsável pela elaboração do estudo técnico das cidades que almejam receber campus da Universidade e que servirá como base para a votação de qual cidade entrará no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional – da UFVJM.

Durante a reunião, foi apresentado aos professores da UFVJM o projeto elaborado pela comissão minasnovense que pleiteia campus da Universidade na cidade. No projeto, foi demonstrado as vantagens da cidade em ser sede do campus no Alto-Jequitinhonha, como localização geográfica, numero de estudantes com idade acadêmica (18 a 24 anos), sendo esta superior, inclusive, às demais cidades de Capelinha Itamarandiba, mesmo estas contando com população maior que a de Minas Novas, segundo dados do IBGE 2010.

Foram apresentadas, ainda, a enorme contribuição de Minas Novas para a história não só do Vale do Jequitinhonha, mas de Minas Gerais e Brasil. Minas Novas seja talvez a única cidade do ciclo do ouro que não possui uma universidade federal. Historicamente, cidades com tradição e cultura possuem universidades públicas, o que não ocorreu com Minas Novas.

No projeto, foi enaltecido as condições positivas em receber o campus, como três possibilidades de terreno próximo a cidade, todos a menos de dois quilômetros do centro da cidade.

Todas as cidades que pleiteiam campus da UFVJM, Minas Novas, Capelinha e Itamarandiba (Alto-Jequitinhonha), Itaobim e Araçuaí (Médio-Jequitinhonha) e Almenara, Pedra Azul e Jequitinhonha (Baixo-Jequitinhonha) terão que enviar um projeto até esta sexta-feira (13/01/2012), que será analisado pela comissão responsável.

Conforme esclarecido pela comissão, o projeto por eles elaborados servirá de base para a decisão do CONSU (Conselho Universitário) das três cidades que serão incluídas no PDI. Foi esclarecido, ainda, que a inclusão no PDI não é garantia de instalação de Campus nas cidades escolhidas. Cada cidade deverá, através da força política, pressionar posteriormente no MEC para que as cidades sejam contempladas com campus universitário.

A decisão final do CONSU sobre as cidades que deverão estar no PDI final sairá em fevereiro, provavelmente na primeira sexta feira de fevereiro ou após o carnaval. 

Fonte: blog do Jequi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário